Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Lei da Atração



A Lei da Atração é uma teoria associada aos movimentos Nova Era e Novo Pensamento, que sugere o princípio de "igual atrai igual", normalmente creditando as experiências das pessoas aos seus pensamentos, emoções e ações em proporção direta. Assim, através de seus pensamentos, emoções e ações, as pessoas atrairiam bons ou maus acontecimentos para suas vidas.Recentemente, uma visão simplificada do princípio foi popularizada pelo filme O Segredo. O filme diz que uma pessoa para ter o que queira, deve eliminar sua mente de pensamentos desfavoráveis (negativos) e só pensar naquilo que deseja e seu desejo é atraído gradativamente à sua realidade. Céticos e cientistas em geral criticam duramente a Lei da Atração, em especial o esforço de alguns autores para associar as idéias da Lei da Atração a princípios científicos como os da Física Quântica.
Explicando a Lei da Atração
De acordo com estudiosos a
"Lei da Atração" pode ser usada para sua própria vida, mas depende de você se concentrar e acreditar no que se deseja. A Lei da Atração pode ser comparada como um "Gênio da Lâmpada"realizando todos os seus desejos, mas ela ignora o "não", então se você pensar (concentrar-se) em dívidas, receberá mais delas e assim vai. Eles também nos afirmam que, se controlarmos nossos pensamentos, podemos "escrever o nosso destino", "concluindo" que vivemos de resíduos de pensamentos que planejamos - Mas é claro que essa 'conclusão' leva em conta a ação e a reação, uma linha do tempo contínua, do Método Científico, que é risível e banalizante, para tantas outras doutrinas. Nada é tão simples.
Relação com a Quântica
A maioria das declarações do filme sobre a mecânica quântica são totalmente inconsistentes com o que os físicos têm descoberto sobre a mecânica quântica. Os mais importantes e essenciais pontos sobre a mecânica quantica são ignorados neste filme. A mecânica quântica lida com pequenos sistemas, e efeitos quânticos (especialmente o princípio da incerteza) de Heisenberg, que são aplicáveis apenas em pequenas escalas. A exploração do filme destes efeitos é baseada em falsas premissas, implicando que eles (especialmente uma função de onda associada a um objeto e os cálculos de probabilidade em relação a este objeto) são aplicáveis a objetos cotidianos, tais como bolas de basquete, humanos ou fontes. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

Nenhum comentário: